terça-feira, 10 de maio de 2011

A CRUZ SORRIDENTE

Eu te saúdo, ó Cruz, altar bendito
Onde Jesus morreu por nosso amor!
Lição feita com sangue do Senhor,
A ensinar-nos a via do Infinito!

Porque é que, ó bela Cruz, eu não imito
As almas que, a esvair-se em triste dor,
Choram a imolação do Redentor
Nos teus braços? Minha alma é de granito?

Oh, não!... que eu bem sei porque não choro:
Se é certo, cruz divina, que eu te adoro –
Sorri-me em ti dos céus a ideal visão.

Tu deste-nos a luz: eu amo-a tanto!
Tu deste-nos a graça: é dom tão santo!
Como hei-de chorar, dize-me então?

Lágrimas!... Convém muito que as poupemos
E que as nossas tolices deploremos
Em vez da Redenção…

(Im. do P.e Bourdaloue)


JESUS E A ADÚLTERA

I

RÉUS ACUSADORES

- Esta mulher que pena há-de sofrer,
Ó Mestre? Em adultério foi achada!
E Jesus a escutar, sem dizer nada,
No chão as culpas deles a escrever.

- Instrua-nos, Doutor, teu parecer.
Deve ser em castigo lapidada,
Conforme preceitua a lei sagrada?
Tudo ouvia Jesus sem responder...

Por fim ergueu-se e disse glacialmente:
- Quem dentre todos vós for inocente
Deve a primeira pedra arremessar.

Num desapontamento os fariseus
Foram-se desviando do Homem-Deus,
A quem já não queriam consultar…

II

PERDÃO SUBLIME

Ali ficou de pé, junto ao seu Deus,
A adúltera chorosa e arrependida:
A miséria e a bondade; a morte e a vida;
A noite do pecado e a luz dos céus.

Do seu rigor enfim depondo os véus,
Disse Jesus em voz compadecida:
- Onde essa gente ruim e presumida,
Que contra ti moveu tais escarcéus?

Ninguém te condenou, mulher? – Ninguém,
Meu Mestre e meu Senhor! – Pois eu também
Não te condeno. Vai. Não peques mais.

- Quando a santa, mais tarde, referia
O que Cristo dissera, não havia
Quem percebesse coisas tão astrais.





Núpcias de Caná

Aos noivos Francisco Meira Veloso e Otília Laura Diniz

I

De flores coroada,
Gentil como a alvorada,
Sob cândido véu soltos e flutuantes
Os cabelos de ouro, um pálio a protegê-la,
Tal como a uma rainha – aí vai, entre os descantes
Da alegre comitiva, a noiva de Simão.
Que graça! Vinde vê-la:
Não é gentil realmente?
Como sorri contente
A filha de Israel, rosinha em botão!

Pela avenida em festa onde a noite desmaia
Ao clarear dos brandões, com que desordem gaia
Trombetas e flautins, címbalos e tambores
Convidam a cidade aos júbilos, ao riso!
Em volta da esposada, as amigas, levando
Numa das mãos a lampa acesa, na outra flores,
Vão dançando, dançando,
E chovendo sobre ela o melífluo granizo
Das frases de louvor qua a alma feminina
Raramente declina…

E o cortejo lá segue. Aonde vai a nubente?
Pérola da Caná, diz-me: aonde vais?
Para casa do noivo. O seu futuro esposo
A espera impaciente…
De joelhos recebida a bênção de seus pais,
Ao ninho paternal disse um adeus saudoso –
E uma nobre missão ela vai realizar:
Construir um lar
Puro e santo e bendito.

Chega. É apresentada. Um denso véu recebe;
Na escritura se confirma a ditosa promessa;
Procede-se em seguida às abluções do rito;
De vinho se enche um copo e todo o mundo bebe;
Uma oração enfim… e o banquete começa.

II

Regressando a Caná,
Jesus foi convidado à festa nupcial.
Maria estava lá, que o noivo era seu sobrinho…
Aceitou pois Jesus o convite cordial:
Dignou-se ser padrinho
Do enlace conjugal;
Quis com a sua presença as puras alegrias
Da família sagrar numa aurora de amor.
Não vinha só no entanto o nosso Salvador:
Convidaram também com nobres cortesias
Pedro, Bartolomeu, André, Filipe, João…
Crescida a soma, assim, de hóspedes, por surpresa,
E como o bom casal não brilhasse em riqueza,
Depressa se esgotou do vinho a provisão…

Maria, sa santa Mãe, Maria, o coração
Transbordando carinho,
Dos noivos pressentiu a vergonha, o pesar.
E a Jesus segredou em prece: - Não há vinho.
- Deixe o caso comigo – advertiu docemente
O Filho divinal. – Vou tudo remediar,
E tu serás contente, minha Mãe e Senhora!
Se a graça ainda não fiz, é que não era a hora
De tornar evidente
Ao clarão de um milagre, a missão que do Pai
Recebi, vido ao mundo.
Aos serventes então diz ela: - Executai
Tudo o que ele disser.

                                   Expectativa. Ao fundo
Da sala do banquete há seis talhas vazias…
- Ide, ordena Jesus, encher de água essas talhas.

Quase despida já a mesa de vitualhas,
Ao provar o licor que evocava ambrosias,
Ficou o arquitriclino altamente admirado
De que o vinho melhor o tivessem guardado
(E tanto!) para o fim…
Presidia ao festim
E o milagre não vira:
Apenas os serventes
E a Virgem, que a pedira,
Da graça eram cientes…

19-V-1923


Sem comentários:

Enviar um comentário